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 Tutorial para ter um Pike Matador !

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MensagemAssunto: Tutorial para ter um Pike Matador !   Tutorial para ter um Pike Matador ! I_icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 3:20 pm

Olá pessoal ^^

Alguns outros tópicos estão com muitas informações excelentes sobre Pikes, o que estou tentando fazer neste tópico é reunir o maximo de informações, somar com o meu conhecimento na classe Pike e organiza-las para facilitar a consulta.

Bom, estou criando esse tópico com o objetivo de passar informações sobre a classe Pike e tirar dúvidas.
Algumas informações aqui terão como base Pikes de niveis entre 7x e 9x, como por exemplo o número de pontos em uma determinada habilidade.

Esse tópico está dividido nas seguintes sessões:

1. Evolução e informação da classe;

2. Explicação dos atributos;
2.1 Força
2.2 Inteligência
2.3 Talento
2.4 Agilidade
2.5 Vitalidade

3. Nomes e abreviações das habilidades das Tier 1, 2, 3 e 4;
3.1 Tier 1
3.2 Tier 2
3.3 Tier 3
3.4 Tier 4
3.5 Abreviações

4. Distribuição dos pontos nas habilidades (SPs e EPs);
4.1 Na tier 1
4.2 Na tier 2
4.3 Na tier 3
4.4 Na tier 4

5. Exemplos de builds;
5.1 Build 1x1
5.2 Build para "upar"
5.3 Build "DEF"

6. Dicas;

7. Curiosidades;

8. O que usar: Mixagem ou Aging?;

9. Guia das Foices perfeitas.

Vamos la...

1. Evolução e informação da classe:
Pike > Combatente > Lancer > Lancelot.

Os pikes em sua grande maioria usam foice de duas mãos, devido serem mestres no manuseio dessas foices. Caracterizado tambem pelo excelente combate 1x1, alem de possuírem a facilidade de acertar ataques críticos em seus oponentes. Possuem boa furtividade e ataques eficientes.

2. Explicação dos atributos:
Em seus status, o mais importante é sem duvida a força. Porem é necessario explicar melhor.
Geralmente os status dos pikes são dessa forma:

2.1 Força: Todos os pontos que vc possa colocar;

2.2 Inteligência: 52 (P/ trans ps perf) 64 (P/ Murki ps perf) e tbm 72 (P/ Devine perf) - Dificilmente os pikes colocam mais pontos do que 72 em inteligência. Lenbrando tambem que quanto mais Inteligencia você possuir, mais pontos de MP você terá, e isso deixa certo conforto para o personagem;

2.3 Talento: 90 pontos (Não é necessário mais do que isso);

2.4 Agilidade: É geralmente nesse status que os pikes mais se diferenciam, mais gira em torno de 40 a 70 de agilidade mais ou menos (baseado em um pike nível 7x ou 8x);

2.5 Vitalidade*: Base ou poucos pontos (A vitalidade que o pike adquiri vem dos pontos na força, por isso nao é muito necessario colocar pontos em vitalidade.

*Informações adicionais sobre vitalidade .

Aqui vai a fórmula exata de HP do pike pra quem quiser dar uma olhada:
(Level 2.1) + (Strengh 0.Cool + (health 2.4) -10

A cada lvl vc ganha 2.1 HP
A cada ponto de Str são 0.8 HP
A cada ponto de health são 2.4 HP

Claro que essas informações sobre a build estão baseadas no mais "normal", vamos dizer assim. Mas é claro que seu pike pode ter os status que você achar melhor de acordo com o seu perfil de jogador, mas acredito que a melhor build não esteja longe dessa.

3. Nomes e abreviações das habilidades das Tier 1, 2, 3 e 4:
Alguns jogadores tambem encontram dificuldades em saber o que abreviaturas, como por exemplo, SM, CS, CL significam.
Primeiramente temos que conhecer o nome em inglês dessas habilidades, já que a maioria das abreviações são dos nomes em inglês.
Vamos la...

3.1 Tier 1:
Pike Wind = Sopro afiado
Ice Attribute = Resistência a gelo
Critical Hit = Ataque Crítico
Jumping Crash = Pulo fatal

3.2 Tier 2:
Ground pike = Espinhos Rasos
Tornado = Tornado
Weapon Def Mastery = Mestre da Def. em Armas
Expansion = Expansão

3.3 Tier 3:
Venam spear = Foices venenosas
vanish = Desaparecer
Critical Mastery = Mestre do ataque crítico
Chain Lance = Foice de Aço

3.4 Tier 4:
Assassin Eye = Olho assassino
Charging Strike = Golpe carregado
Vague = Furtivo
Shadow Master = Mestre das Sombras

Caso voce queira conhecer melhor cada habilidade, entre no site oficial do BPT ( www.priston.com ), entre no menu guia do jogo e clique em Iniciante, clique em informação dos personagens ou dessa a barra de rolagem e clique em avançar. Na pagina que se abrirá, clique na imagem do pike. Alí voce terá informaçoes mais detalhadas sobre as habilidades e a animação da habilidade (Não só a dos pikes, mais como tambem de todas as outras classes).

3.5 Agora sim podemos definir o significado das abreviações mais usadas pelos pikes:
SM = Mestre das Sombras (Ultima habi. da tier 4)
CS = Golpe carregado (Segunda habi. da tier 4)
CL = Foice de a´o (Ultima habi. da tier 3)
CM = Mestre do ataque crítico (Terceira habi. da tier 3)
WDM = Mestre da Def em armas (Terceira habi. da tier 2)
Vanish = Desaparecer (Segunda habi. da tier 3)
Torn = Tornado (Segunda habi. da tier 2)
Vague = Furtivo (Terceira habi. da tier 4)
AE = Olho assassino (Primeira habi. da tier 4)

4. Distribuição dos pontos nas habilidades (SPs e EPs):
Mas depois de conhecer todas as habilidades, em qual colocar os pontos? (SPs e EPs)

Não é muito diferente na grande maioria onde os pikes costumam colocar os pontos. Segue as opções mais utilizadas:

4.1 Na tier 1:
Todas as habilidade com 1 ponto (apesar de que a habilidade Resistência ao Gelo ser uma boa opção, vai da preferência de cada um, mais nao é muito comum colocar pontos nessa habilidade).

4.2 Na tier 2:
Tornado entre 1 e 5 pontos e Mestre da Def em Armas 10 pontos, o resto 1 ponto.

4.3 Na tier 3:
Foices venenosas 1 ponto, já desaparecer é costume achar pikes com apenas 1 ponto, outros com 10 pontos (mais por que 10 pontos se quando você acerta 1 hit em um monstro ela acaba? Devido ao dano que essa habilidade causa nesse 1 hit. Se você tiver 10 pontos ela causará 100% de dano a mais no golpe. Se tiver 1 ponto causará 10% a mais de dano no primeiro golpe), Mestre do Ataque crítico 10 pontos e Foice de aço 5 ou 6 pontos.

4.4 Na tier 4:
Olho assassino 1 ponto (Apesar de alguns descordarem). Agora essa escolha é sempre a mais diversificada e a mais complicada de se fazer. Qual das habilidade "upar" na tier 4? Golpe carregado (CS)? Furtivo (vague)? ou Mestre das Sombras (SM)?

Vamos para as suas diferen´as:
Golpe Carregado causa boa quantidade de dano em 3 hits, mais quando ela é carregado causa um dano ainda muito superior nesses 3 hits (Mas nao demora para carregar? Com o aumento de pontos nessa habilidade, ela carrega mais rápido, assim causando um dano muito grande em pouco tempo);

Furtivo é a habilidade que aumenta a esquiva do personagem (provavelmente a melhor habilidade dos pikes no setor de defesa, o seu ponto fraco). Com o aumento dessa habilidade, o personagem se esquiva melhor e o periodo que a habilidade dura é maior.

Mestre das sombras é sem duvida a habilidade dos pikes que mais causa dano. Seu poder é muito grande, porem o periodo de demora para realizar a habilidade é demorada. Devido a isso muitos pikes nao "upam" essa habilidade. Ela inicialmente possue 3 hits, mais com o aumento da habilidade ela passa a ter 5 hits e depois 7 hits.

Cada habilidade é melhor em situa´ões diferentes, cabe ao jogador enquadrar em seu perfil a habilidade que lhe mais favorece.

5. Exemplos de Builds, Dicas e Curiosidades sobre Pikes.

Exemplos de Builds.

5.1 Build para 1x1 (Excelente para Bless Castle e em algumas situa´ões em Bellatra):

Forca: Todos os pontos que você pode colocar;
Inteligencia: 52 (para o uso de Transparo e para ter uma quantidade boa de mana);
Talento: 90;
Agilidade: 42 (para Holy boots [Botas sagradas]);
Vitalidade: 25.

As habilidades que podem fortalecer mais ainda esse tipo de build é o Mestre do Atq crítico (10 pontos), Desaparecer (10 pontos), Foice de A´o (5 ou 6) e Golpe Carregado ou Mestre das Sombras (Particularmente eu colocaria Golpe Carregado, por ser mais rápido). Os pontos que sobrarem voce pode colocar onde desejar, mais seria bom colocar em Mestre da Def em Armas. Na tier 4 voce tambem pode optar por Olho Assassino, devido ao aumento de seu crítico no personagem alvo.

5.2 Build para "upar" (Com essa build voce irá "upar" mais rapidamente e fazer boa quantidade de pontos em Bellatra):

For´a: Todos os pontos que voce pode colocar;
Inteligencia: Entre 62 e 67 (para o uso de Murki)
Talento: 90;
Agilidade: Entre 55 e 70 (Se voce colocar 70, sua defesa e sua abs (absor´ão) será mais alta, facilitando assim quando houver muitos monstros emcima de voce;
Vitalidade: Base.

Obs: Voce tambem pode usar o primeiro exemplo para fazer bastante pontos em Bellatra, só que ao invez de colocar 10 pontos em desaparecer, voce pode colocar 5 pontos em tornado. Com isso voce causará maior dano nos monstros, porem o uso de mana irá aumentar consideravelmente.

As habilidades que serão úteis nessa build são: Mestre do Atq crítico 10, Mestre da Def em Armas 10, Tornado 5 ( Apesar que boa parte dos pikes usam 1 ponto apenas ou 3 pontos. Teste as 3 op´ões [1,3 e 5 pontos] e veja qual a op´ão que lhe agrada mais, ou até mesmo coloque outra quantidade de pontos se voce desejar), Foice de a´o 5. Na tier 4, voce pode colocar qualquer uma, mas para facilitar quando voce necessitar de um combate 1x1 com um monstro, coloque Golpe Carregado ou Mestre das Sombras. Se sobrar pontos, coloque onde achar mais conveniente.

5.3 Build "DEF" (Essa build tem como objetivo diminuir o ponto fraco dos pikes [A defesa], porem o seu pod de atq [Poder de Ataque] diminuíra consideravelmente):

For´a: É aconselhavel colocar tambem todos os pontos possíveis, para nao diminuir tanto o seu pod de atq;
Inteligencia: Entre 72 e 75 (Para Devine);
talento: 90;
Agilidade: Em torno de 70 pontos;
Vitalidade: Entre 50 e 70 pontos.

As habilidades que se recomenda nessa build são: Mestre da Def em armas 10, tornado entre 1 e 5, Foice de A´o 5, alguns pontos em Resistencia ao Gelo, e os pontos que sobrar, coloque em Mestre do Atq crítico ou Desaparecer ou tambem divida os pontos entre essas duas habilidades. Na tier 4, "upe" o Furtivo, assim sua esquiva vai ser muito maior e isso ajudará para que seu pike seja melhor ainda no setor de defesa.

Obs: Particularmente eu nao acho uma boa op´ão essa build, mesmo diminuindo muito o ponto fraco dos pikes. Os pikes são excelentes para ataque alto, e não voltados a defesa.

Essas 3 builds são as mais usadas, porem voce pode mudar um ponto ali um ponto aqui, usar outra habilidade, enfim, a melhor build que existe é a que voce faz e a que voce acha melhor para seu personagem.

6. Dicas:

- Para "upar" mais rapidamente, fa´a "solo" com o uso da build 2 ou use outra build com tornado 5, assim sendo, voce irá "upar" mais rápido (pelo menos é minha opinião);

- Quando voce se deparar com uma grande quantidade de monstros, cuidado, pois os pikes não são bons na defesa. Se voce deseja entrar no meio de varios monstros, use o tornado para que os monstros nao acertem muito seu personagem. Na hora de usar po´ão nessa situa´ão, é aconselhavel sair do meio deles (se for muitos monstros) ou use a po´ão ali mesmo. Mas quando voce usar alguma po´ão, voce irá tomar hits de varios monstros que estao em sua volta. Se voce sabe que seu personagem aguenta os hits todos de uma vez, continue ali mesmo, se ele nao aguenta, é melhor sair do meio deles e usar a po´ão.

-Voce tambem pode usar outras habilidades e combiná-las com o seu pike. Por exemplo: Espinhos Rasos é uma boa habilidade. Nao fique preso aos conselhos do tutorial.

7. Curiosidades:

- Por que alguns pikes usam o bastão e escudo? Bom, na maioria das vezes é como se fosse estilo e tambem porque o bastao serve para usar qualquer das habilidades dos pikes. Mas tambem usar escudo e bastão é uma boma op´ão para quando voce precisa entrar no meio de uma grande quantidade de monstros para teclar com alguem por exemplo, ou usar em alguma situa´ão que necessite de mais defesa. Particularmente nao conheco nenhum pike que use escudo como item principal.

- Por que alguns pikes colocavam mais pontos em vitalidade? Bom, quando o servidor (BPT) se iniciou, os jogadores tinham que conseguir nos drops os seus itens, nao era igual hoje que se voce der uma procurada nas lojinhas voce acha o item para seu nivel. Imagine voce nivel 70 usando itens 5x por exemplo, seria dificil ir no mapa que requere nivel 70 e ficar sussegado la. Por isso, para compensar a falta de defesa e de abs, colocava-se um bom numero de pontos na vitalidade. Mas é claro, ainda existe pikes que colocam pontos em vitalidade, devido ao conforto que isso traz na hora de jogar (voce nao precisa ficar usando tanta po´ão).

Obs: Nao tenho certeza sobre essa informa´ão, mais ja me falaram sobre isso. Se algum pike que esteja jogando desde o início do servidor e souber confirmar essa curiosidade, por favor poste e compartilhe seus conhecimentos.

8. O que usar: Mixagem ou Aging?

Quando seu nivel for abaixo de 5x mais ou menos, nao é tao necessario usar aging em seus equipamentos. Existem excelentes combina´ões de mixagem que voce pode tirar bom proveito. Do 6x em diante, é aconselhavel usar aging nas armaduras e nas foices usar aging ou mix dev gem (Dev gem: Combina´ão de mix que se utiliza Shelton Devine).
A vantagem do mix é que não falha (pelo menos nunca ouvi dizer que falhou). No aging, a cada 2 leveis de aging, será necessario um nivel a mais do personagem para poder usar a arma. Por exemplo: Se sua arma ou armadura necessite de nivel 50 para usar, no aging +1 continuará 50, ja no +2 de aging, será exigido nivel 51 do personagem, no +3 51, no +4 52 e assim por diante. Se chegar no aging +10, seria necessario nivel 55 para usar o equipamento. Já o mix nao tem esse problema, voce faz o mix e o nivel necessario para usar a arma nao mudará.

9. Guia das Foices perfeitas:
Irei colocar aqui todas as foices com seus status perfeitos para facilitar quando alguem desejar saber qual o "perf" da foice, além dos atributos mínimos para usá-las. Vamos la...

As informa´ões ficarão nessa sequência:
Nome da foice / Nível para usá-la / Atributos mínimos / For´a de Atq e Taxa de Atq Perfs.

Staff / 1 / For´a 30 / 1-6 - 45;

Spear / 1 / For´a 32 - Talento 24 / 3-7 - 54;

Bill / 7 / For 36 - Tal 26 / 5-9 - 62;

Halberd / 10 / For 45 - Tal 30 / 8-13 - 66;

Horn Scythe / 14 / For 50 - Inteligência 28 - Tal 32 / 9-16 - 65;

Tridente / 16 / For 64 - Tal 40 / 10-19 - 74;

Foice Refor´ada / 22 / For 74 - Tal 45 / 11-23 - 81;

Foice Dupla / 30 / For 85 - Tal 50 / 12-27 - 90;

Foice do Mal / 37 / For 90 - Int 30 - Tal 54 / 13-32 - 90;

Pássaro de Prata / 44 / For 96 - Tal 60 / 15-36 - 94;

Foice do Caos / 50 / For 90 - Int 36 - Tal 70 / 17-39 - 98;

Foice Titan / 55 / For 110 - Tal 90 / 19-44 - 110;

Styx / 60 / For 125 - Tal 90 / 22-49 - 122;

Asa de Dragão / 65 / For 120 - Int 40 - Tal 90 / 23-53 - 135;

Borboleta / 70 / For 130 - Tal 90 / 25-56 - 151;

Foice Mística / 75 / For 140 - Tal 90 / 28-61 - 160;

Hyper Foice / 80a** / For 146 - Tal 90 / 31-66 - 169;

Oráculo / 80b / For 167~174 - Tal 90 / 35-71 - 178.

**As nomenclaturas 80a e 80b servem para diferenciar os itens que exigem nível 80 para utilizá-los.

Obs: Agrade´o ao PuTs por ter fornecido os status perf da Oracle que estava faltando em meu tópico.

Conforme necessário, irei colocando mais informa´ões no tópico.

Lembrando mais uma vez que nesse tutorial existem CONSELHOS e não regras a serem seguidas. Fa´a seu personagem da maneira que voce ache melhor.

Espero ter ajudado com essas informa´ões, e com certeza novas informa´ões dos players complementaram esse tópico, e ele será de grande proveito para Pikes que possam estar com duvidas.

Abra´os.
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