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 [Tutorial] Mapping Tibia Zone By : .FlooD

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MensagemAssunto: [Tutorial] Mapping Tibia Zone By : .FlooD   [Tutorial] Mapping Tibia Zone By : .FlooD I_icon_minitimeQui Abr 14, 2011 11:58 am

Mapping
Vamos aprender sobre á Arte!

Contéudo do Tutorial :


• Ferramentas De Uso! ( Ferramentas, Atalhos, Perguntas e Palhetas )

• Mappeando ( Aprendendo a mappear ) ( Usando Remere's Map Editor )
1. - Floresta ( natureza )
2. - Deserto
3. - Ice - Snow ( gelo )
4. - Detalhes ( importante )




Para quem não sabe nada sobre Mapping :
Oque é Mapping?
Mapping é umas das principais áreas de desenvolvimento, basicamente, é o ato de criar mapas (mappear) para um OTserv.

Oque é um Mapa?
Ao pé da letra, o Mapa é o espaço geografico do jogo, aonde o player vive.
[Tutorial] Mapping Tibia Zone By : .FlooD Img_110


Que ferramenta devo usar?
Bem, para criar os seus mapas você terá de utilizar a ferramenta chamada MapEditor. Os editores de mapa popularmente conhecidos e usados são SimOne e Remere's Map Editor (RME). Saiba que não existe um MapEditor melhor ou pior, quem faz os mapas é você, não a ferramenta.

Um Mapa/MapEditor é de uma versão fixa?
Não, existem várias versões de MapEditors, cada um para um protocolo do Tibia.

Que extenção possuí o arquivo do meu mapa?
OTBM ou OTX.




» Ferramentas De Uso «




Bom, como alguns sabem, o Remere's Map Editor, mais conhecido como RME foi liberado já tem algum tempo e com várias correções, um editor muito mais complexo que os já liberados até hoje, apesar de todas essas facilidades que ele possui algumas pessoas tem dificuldade de usa-lo.

Vamos começar pelas Palhetas. Let's Go!

Terrain Pallet


Nature
Nesta aba/paleta temos tudo relacionado a natureza (somente pisos), como água, grama, terra, areia, gelo entre outros que vocês podem ver utilizando o editor.

Cave
Nesta temos o básico utilizado em cavernas, os pisos normalmente usados, lava, água, entre outros.

Snow
Nesta se encontram tudo relacionado a gelo, montanhas gélidas, escadas e outros pisos utilizados.

Town
Aqui encontramos tudo que pode se formar uma construção/cidade/vila e etc, pisos, paredes e etc.


Dooadad Pallet
Corpes
Nesta aba lógicamente se localiza os corpos de monstros/humanos e etc.

Exterior
Literalmente tudo que existe no exterior (não, não me refiro a outros países), alguns exemplos de items que há nesta: Portal, alavancas, cabanas, carroças entre outros.

Hangables
Nesta aba encontramos tudo que pode ser usado como decorações em paredes, como blackboards, placas e outros utensilhos.

Interior
Literalmente tudo que existe no interior, exemplos de items que são encontrados nesta aba são: caixas, estantes, mesas, cadeias, tapetes e alguns tipos de plantas usadas em casas.

Magic Fields
O nome mesmo já diz, campo mágico melhor dizendo, os conhecidos fire, energy e poison field entre outros.

Nature
Literalmente tudo que existe na natureza, árvores, arbustos, tufos, pedras, plantas e mais.

Snow
Nesta aba encontramos tudo que tenha haver com o tema gelo, items como, relógios, cadeiras, alguns tipos de piso, arvores e pedras.

Splash
Água, sangue e outros fragmentos liquidos.

Trash
Literalmente, lixo.

Statues
Estatuas.

Underwater
Nesta aba só existem items áquaticos, pedras, barcos em ruínas, items áquaticos mesmo como: estrela do mar e outros.

Item Pallet

Containers
Os compartimentos do jogo.

Equipament
Equipamentos, armaduras, etc...

Food
Comida, de todos os tipos...

Ornaments
Amuletos, anéis....

Runes
TODAS as runas do jogo que já foram implantadas e as que não foram também.

Shields
Escudos.

Tools
Ferramentas, pá, picareta, serrote, etc...

Trinkets
Bom, não sei explicar direito, mas são relógios, dados, enfim, alguns objetos de "enfeite".

Weapons
As armas do jogo, espadas, clavas, machados...

Writables
Items em que você pode escrever, pergaminhos, livros etc...


RAW Pallet

Raw Pallete são os items, como no simone map editor, items soltos, os ids mesmo... No doodad pallete, por exemplo, você bota a "cabeça" da cama e a cama inteira aparece, aí é tudo separado, as categorias são:

Boats
Cave
Containers
Exterior
Grounds
Interior
Nature
Others
Sea
Splash
Stairs/Ramps/Ladders...





É basicamente a mesma coisa que trabalhar no SimOne's Map Editor, porém tendo as paletas mais atualizadas e organizadas.
--


Ferramentas


Opitional Auto Border:
Aí você vai usando isso para por a "borda" nas montanhas, ele também pode ser usado para por bordas nos items como wooden floor, para pontes.... e ele é um "auto border manual".

Eraser:
Usado para apagar.

Normal Door, Locked Door, Quest Door e Magic Door:
São as portas, OBS: só voce usar numa parede que o MAP EDITOR automaticamente seleciona o tipo de porta.

Hatch Window:
Janelas do Update 7.92, aquelas que da para fechar.

Window:
Janelas normais, que não é possível fechar.

PZ TOOL:
Área de protection Zone.

NON PVP TOOL:
Igual a pz tool, só que sua mana sobe e tal...

NO LOGOUT TOOL:
Uma área em que você fica com battle.

PVP ZONE TOOL:
Área em que os players podem se atacar.
--


Perguntas & Respostas


Como rodar os items?
Simples, com alguns items do DOODAD palette é possível rodar, apertando a tecla X
Como Randomizar mapa inteiro:
O Remere's Map Editor conta com uma função muito útil para os otservers em que você fez com o SimOne Map Editor, "Randomize Map"
Nessa função ele randomiza quase todos os tiles, as gramas, o gelo, a terra das caves e etc...
Para fazer isso vá em Edit > Border Options > e clique em Randomize Map.


Como Fazer todas as bordas:
Essa função permite por bordas no seu mapa inteiro de uma vez, vá nas opçoedo auto border e clique em Borderize Map, o seu mapa ficará com as bordas.



Como aumentar o zoom?
Simples, use a "roleta" que tem no mouse.



Como mudar a versão do meu mapa?
No mapa em que deseja modificar a versão, você clica em Map > Properties, ou aperta Ctrl + P. Então, no quadrado Client Version, escolha a versão necessária e aperte OK. Salve. Tenha em mente que pode não ser possível transformar mapas em versões antigas (e.g.: 8.1 para 7.Cool, pois alguns IDs não existirão.



Como adicionar cidades?
Map > Edit Towns > Add
Selecione o jeito que você quer e clique em OK.



Como faço para alterar andar?
Use o "+" e "-".
Citação:
Como faço para apagar tiles de casas / PZ?
Você pode apagar com qualquer "pincel", mantenha pressionada a tecla CTRL e desenhe. (Shift ainda funciona como normal)



Como eu utilizo a ferramenta apagar?
Selecione a ferramenta de apagar (Eraser ).
Se você só ****** com o botão esquerdo do mouse, você só removerá itens na posição atual.
Se você manter pressionada Ctrl ao ****** com o botão esquerdo do mouse, você apagará telhas e chão.
Se você manter pressionado Shift ao ****** com o botão esquerdo do mouse você pode selecionar um espaço de onde você deseja excluir todos os itens.
Se você mantenha pressionada Ctrl, Shift e o botão esquerdo do mouse você pode selecionar um espaço de onde você deseja excluir todos os itens e todo terreno.
A não ser que você desmarque a opção "Eraser não deleta unique itens" no Menu preferências a borracha não exclui itens em containers ou itens com unique e / ou action ID.


Como eu faço casas?
Bom, para fazer casas no Remere's Map Editor você deve criar uma cidade primeiro....
Para criar uma cidade vá até MAP > EDIT TOWNS
Ali você faz a cidade...
Agora faça uma casa, vá no pallete de casas, selecione a cidade e clique em ADD.
Selecione os Tiles da casa e depois a saída dela.
Pronto, aí está sua casa.



Eu não encontrar um certo item, onde está ela?
Você pode encontrar todos os itens utilizando o "Raw Palette" ou procure - o pressionando "J" no teclado. Você pode procurar por ambos os nomes e IDs. A lista com todos os itens encontrados de pesquisa serão exibidos em uma lista abaixo.



Como importar mapas?
Abra seu mapa e vá na aba File, depois clique em Import e Import Map
[Tutorial] Mapping Tibia Zone By : .FlooD Img_210

Vai aparecer uma imagem similar a essa:
[Tutorial] Mapping Tibia Zone By : .FlooD Img_310

Então, você configura as coordenadas de onde vai começar a colar o mapa importado. Cuidado: ele irá importar o mapa do X=0, Y=0, Z=0. Se o seu mapa começa na coordenada X=20, Y=20, Z=7, e você importa para X=400, Y=400, o mapa começará no X=420, Y=420, Z=7. Se estiver alguma parte de mapa no local onde você vai colar, você pode escoher se remove ou não os tiles.
Citação:
Como ir para uma certa coordenada?
Aperte Ctrl + G e escreva a posição desejada (Ex.: X=1000, Y=1000, Z=7). Então, confirme.



Como faço para copiar / colar / mover uma parte do mapa?
Se você tem um item ou "pincel" selecionado de um espaço para selecionar o "ponteiro" (ou o que ele é chamado). Agora mantenha pressionado shift e arraste o mouse, mantendo baixo botão esquerdo do mouse para selecionar uma área. Agora, você pode simplesmente mover a área selecionada ou pressione Ctrl + c, Ctrl + v para, em seguida, colá - lo no Editor. Você precisará ****** com o botão esquerdo do mouse antes de botar o conteúdo colado ao próprio mapa.



Eu não posso colocar staglamites sobre a água!
Você pode colocar doodads sobre blocking tiles, mantenha pressionada ALT.



Eu quero outra árvore! Posso ver os tipos de variações?
Mantenha pressionada CTRL e clique em espaço, enquanto o doodad estiver selecionado a variação mudará.



As paredes têm a orientação errada! Como faço para rodar elas?
Mantenha pressionado ALT com o wallbrush selecionado e clique no tile para girar que parede.



--
Atalhos

T - Terrain Pallete.
H - House Pallete.
I - Items Pallete.
D - Doodad Pallete.
C - Creature Pallete.
R - RAW Pallete.
X - Girar items.




» Mappeando«
1. - Floresta ( natureza )
2. - Deserto
3. - Ice - Snow ( gelo )
4. - Detalhes ( importante )

Floresta ( Natureza )

A questão da nature em si, é muito mais estética do que realismo. Ao meu ver, para um simples bosque tibiano, o correto seria como está acima, não diria correto, porém coerente. Você nunca deve se dominar pelo "realismo" quando se mappeia, você deve levar em conta sim, mas não sempre, até porque, se fosse o realismo, não existiria magia no Tibia, né galerinha.


* Começe sempre pelos arbustos, eles tem que estar bem randomizados (iDs: 2767, 2768)
*
Agora sim vamos colocar algumas árvores, coloque entre os arbustos, trace um caminho imaginário, aonde o player possa andar e/ou caçar com tranquilidade, lembra da geografia? (iDs: 2700, 2701, 2702, 2703...)
*
Agora vamos entrar no detalhes, coloque algumas pedras, deixe elas espalhadas, porém concentradas em um único ponto. (iDs: 3648, 3649, 3650, 3651...)
*
Ainda não acabou, vamos colocar os sagrados túfos de grama, como os arbustos deixe eles randomizados mas concentrados em uma linha, um ponto. (iDs: 6216, 6217, 6218, 6219)


Deserto


Agora vamos falar sobre Desert, é a mais simples e curta de todas, o motivo é que a nature se consiste basicamente em cactos, pedras, e alguns coqueiros entre outros detalhes. Vamos lá?
Como eu disse é bem simples, seguiremos 4 passos:

1. Coloque o ground. (iDs: 231)
2. Coloque um Cacto (iDs: 2727, 2733, 2734, 2735.)
3. Em volta, coloque tufos de grama, bem randomizado. (iDs: 6216, 6217, 6218, 6219)
4. Enfeite com Dunas, algumas Pedras, um Esqueleto, oque você achar melhor.
[Tutorial] Mapping Tibia Zone By : .FlooD Img410

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Podemos também fazer uma área mais "morta", com esqueletos e lagos de piche.
se quiser aprender fazer o lago de pixe que é bem facil, você poderá baixar o mapa.




* Lago de Piche (ID: 708)
* Tufos de Grama Seca Sagrado *___* (IDs: 10736. 10737, 10738, 10739)

*


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